arq_domjoaquim
Primeiro Bispo do Piauí

Dom Joaquim Antonio de Almeida, era do clero do Rio Grande do Norte e  foi nomeado bispo do Piauí pelo papa Pio X através da bula Cunctis ubique  pateat, em 14 de dezembro de 1905 e governou a diocese de 12 de março de  1906 a 2 de novembro de 1910.

arq_domotaviano
Segundo Bispo do Piauí

Dom Otaviano Pereira de Albuquerque, era gaúcho, governou a  diocese de 02 de abril de 1914 até 27 de outubro de 1922 e do Piauí foi  transferido para a diocese de Campos no Estado do Rio de Janeiro.

arq_domseverino
Terceiro Bispo e Primeiro Arcebispo

Dom Severino Vieira de Melo era Pernambucano, governou a diocese de  07 de junho de 1923 até 27 de maio de 1955 quando faleceu.

arq_domavelar

Segundo Arcebispo

Dom Avelar Brandão Vilela nasceu em Viçosa-AL, pertencia ao clero de  Aracaju-SE e foi nomeado bispo de Petrolina-PE. De Petrolina foi transferido  para Arquidiocese de Teresina e governou de 05 de novembro de 1955 a 30 de  maio de 1971. Marcou profundamente a Arquidiocese e o seu lema era:  Humanizar e Evangelizar. Priorizou as obras sociais e criou entre outras coisas  a ASA – Ação Social Arquidiocesana, a Faculdade de Filosofia do Piauí e a  Rádio Pioneira de Teresina. De Teresina foi transferido para Sé Primacia do Brasil, Salvador-BA.

arq_domfalcao
Terceiro Arcebispo

Dom José Freire Falcão veio de Limoeiro do Norte-CE, governou a   arquidiocese de 25 de novembro de 1971 a 15 de fevereiro de 1984. De  Teresina foi transferido para Arquidiocese de Brasília, onde hoje é Cardeal  Arcebispo Emérito de Brasilia.

PAAAAHQcmMV-wIakqhTqB4kQ5sVdzkY75MMb3mYt_zCcohxo-9DJ_L1WtEw-I_LkoCzlX3ih938UpGc0KD_PkJcK2u8Am1T1UNiroMqKC1j9ODr6o_57zh1MSaGx
Sexto Arcebispo

Dom Sergio da Rocha nasceu na localidade de         Fazenda  Santo Antônio do município de Dobrada, na época distrito de Matão.

Recebeu a ordenação diaconal na Igreja de Santa Cruz de Matão, no dia 18 de   agosto de 1984 e sacerdote na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, aos 14    de  dezembro de 1984.

Cursou Filosofia no Seminário de São Carlos e de Teologia na Pontifícia  Universidade Católica de Campinas. Graduou-se em Licenciatura em Filosofia   pela Faculdade Salesiana de Lorena. Fez pós-graduação a nível de Mestrado    em Teologia Moral pela Faculdade Nossa Senhora Assunção, de São Paulo, e  obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade  Lateranense, em Roma, no dia 21 de janeiro de 1997.

Foi Diretor Espiritual no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos; Professor de Filosofia e Reitor. No Seminário de Teologia de São Carlos, em Campinas, foi Diretor Espiritual e Reitor. Foi professor e membro da Equipe de Formação dos Diáconos Permanentes de São Carlos.

Aos 31 de janeiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Teresina Iniciou o seu trabalho pastoral na Arquidiocese de Teresina, como arcebispo coadjutor, no dia 30 de março de 2007.

Sucedeu a Dom Celso José Pinto da Silva como arcebispo metropolitano de Teresina, no dia 3 de setembro de 2008.

Como arcebispo de Teresina realizou ações como: campanha de distribuição de Bíblias para o povo; realizou inúmeras visitas pastorais missionárias às paróquias e comunidades; promoveu o 2º Congresso Eucarístico Arquidiocesano; Foi presença relevante nos MCS; Iniciou e deixou bastante adiantada a construção do novo Santuário de Santa Cruz dos Milagres e muitas outras realizações que contribuíram para fazer da Arquidiocese uma Igreja sempre viva e atuante.